sala de jantar, que geralmente fica ao lado da sala de estar, é o ambiente perfeito para se reunir com a família e os amigos para uma deliciosa refeição. Por ser uma mesa a peça principal deste ambiente, ele também é usado para ler, escrever, usar como home office, e para ocasiões especiais como reuniões.
Muitas vezes, as pessoas deixam a decoração da sala de jantar para depois quando o orçamento está baixo. Porém, uma boa notícia é que você pode criar uma sala de jantar elegante e aconchegante sem gastar grandes quantias de dinheiro. Com um pouco de criatividade e imaginação você poderá compor um ambiente onde você terá orgulho de receber os convidados.
Quando o espaço é pouco, a integração pode ser a solução para aproveitar melhor o espaço. Sala de jantar, sala de estar, cozinha, e até home office podem dividir o mesmo ambiente. E então todos os móveis destes ambientes devem estar em harmonia para que o local fique mais aconchegante.
A iluminação é uma parte importantíssima na decoração. A sala precisa ser bem iluminada, tanto com luz natural como artificial. Para a iluminação artificial os lustres e luminárias pendentes chamam a atenção e deixam os ambientes luxuosos e imponentes. A cor branca aumenta a luz natural e a sensação de espaço, uma boa opção para salas pequenas. Você pode esquentar sensação de frio da cor branca adicionando acessórios coloridos.
Seja criativo, dê um toque artístico na decoração, use e abuse de quadros e molduras na parede. O tapete, o espelho e o armário são opcionais. Se você usar armário, este deve ser bonito, com bom acabamento e fabricado com material de alta qualidade. Lembre-se que o projeto de uma sala de jantar começa pela mesa de jantar, esta é a peça principal e o foco desde ambiente.
Qualquer que seja o projeto, você deve sempre ter em mente que a decoração influencia no humor dos convidados. Portanto tenha cuidado ao usar cores muito chamativas na decoração. Abaixo você confere mais de 150 fotos de salas de jantar decoradas dos mais variados estilos, barroco, rústico, vintage, nórdico, salas modernas etc. Veja as fotos e inspire-se.



















Postagens mais visitadas