Construção rápida com o drywall - Atuance Decore



 

Construção rápida com o drywall - Atuance Decore

Conheça as vantagens desse modelo de construção e suas principais aplicações

Drywall

As obras no Brasil ganharam um novo conceito com a chegada do drywall, há vinte anos. O sistema de construção, chamado de parede seca, é composto por perfis(guias e montantes), chapas de gesso, isolamento térmico e acústico (lã de PET, de Rocha ou de Vidro), fitas para tratamento de juntas, banda acústica para o piso, massa para fechamento e parafusos. Elas são parafusadas em uma estrutura de aço galvanizado, formando uma parede pronta – que substitui a de alvenaria.

Inúmeras são as vantagens desse modelo. Trata-se de uma opção econômica, já que confere mais rapidez à obra, além de ser limpa e prática, pois as chapas já são comercializadas prontas.

O drywall também permite uma construção sem ruídos e conta com os benefícios de ser versátil, já que pode ser instalado em qualquer cômodo, e ainda contribuir para o ganho de espaço, pois é uma parede mais fina.

Paredes feitas com sistema drywall exigem menos esforço físico, do que paredes feitas em alvejaria, pois o material é leve e de fácil manuseio.

Drywall

O acabamento sem nenhuma irregularidade é outro benefício do modelo da construção a seco, além do isolamento acústico: uma parede de 10 cm de espessura apresenta a mesma performance de bloqueio sonoro de uma parede de alvenaria, com 15 cm de espessura. As chapas de drywall, inclusive, atendem às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) quanto ao isolamento, impacto e peso.

O modelo permite a instalação de sistemas de iluminação, hidráulica e telefonia na estrutura interna da casa, mas não deve ser utilizado para funções estruturais.

Diferenças entre chapa branca, verde e rosa


Para que as chapas de drywall cumpram melhor desempenho nas diferentes áreas, há algumas versões do sistema. A tradicional chapa branca (uso geral) é indicada para áreas secas, como salas, quartos e escritórios, inclusive para fazer forros é a mesma chapa.

Já o modelo verde deve ser instalado em ambientes úmidos como banheiros, cozinhas e áreas de serviço, pois contém elementos hidrofugantes, uma espécie de impermeabilizante. A versão rosa possui retardantes de chama em sua fórmula e, portanto, a sua utilização é recomendada para áreas especiais, como saídas de emergência. ( Fonte Leroy Merlin Brasil )


 

Postagens mais visitadas